Gestão de Inadimplência

Gestão de Inadimplência

Os problemas de inadimplência estão presentes em quase todos os condomínios, gerando dor de cabeça nos síndicos(as) e prejudicando os moradores que mantêm suas contas em dia.

A Gestão de Inadimplência é parte essencial de um condomínio, pois atenta observância e controle dos níveis de inadimplência no recebimento das cotas condominiais, visando evitar o desequilíbrio do orçamento mensal do condomínio. Por isso, os síndicos de condomínios precisam ficar atentos a fim de fazerem uma gestão de inadimplência eficiente e não prejudicar os demais condôminos.

Uma boa gestão de inadimplência em condomínios consiste em saber cobrar e administrar. A seguir, vamos abordar com mais detalhes essas questões. A Nota 10X é a administradora que ajuda seu condomínio a realizar a cobrança dos inadimplentes de maneira correta, trazendo soluções adequadas para o dia a dia do condomínio.

MULTAS E COBRANÇAS

Mesmo que o condômino seja um conhecido, a cobrança a respeito da inadimplência tem que ser feita, de forma educada. Para evitar alguns atrasos, deve-se avisar os condôminos sobre as datas de vencimento dos boletos. Se mesmo assim ele acontecer, é preciso fazer uma notificação cordial ao condômino a respeito do atraso. Por fim, tem-se a aplicação de advertências que com o tempo viram multas relacionadas ao valor devido. A definição do prazo que a notificação será feita deve ser definida em assembleia a partir de votação dos demais condôminos.

SANÇÕES

Há algumas sanções que os condomínios costumam adotar com os inadimplentes, como a restrição do uso do salão de festas, da participação em assembleias, entre outros. Normalmente, essas decisões devem ser votadas em assembleia.

LISTA DE INADIMPLENTES

Uma medida polêmica adotada em casos de inadimplência é a lista de inadimplentes mostrada em assembleia para a prestação de contas. É preciso tomar bastante cuidado para não expor ou envergonhar alguéms condôminos adimplentes têm o direito de saber porque estão gastando mais e o que tem sido feito com as taxas arrecadadas.


RECOMENDAÇÕES

Algumas sugestões da Nota 10X que podem ajudar você síndico(a) a combater a inadimplência no seu condomínio são:

• Possibilitar diferentes formas de pagamento (cartão, boletos, transferências bancárias, outras);
• Manter a transparência do sistema financeiro do condomínio, através da realização de assembleias;
• Realização de campanhas de conscientização dos moradores, e esclareça os prejuízos e consequências que o condomínio pode sofrer com a falta de pagamento.

Além disso, a contratação de uma administradora é sempre uma medida efetiva para diminuir a quantidade de condôminos inadimplentes. A Nota 10X é a administradora que fornece a você síndico(a) sistema automatizado e assessoria especializada, para identificar de maneira clara e organizada os inadimplentes do seu condomínio, e assim, realizar a cobrança.

Quer saber como seu condomínio pode ser administrado pela Nota 10X? Clique AQUI para cadastrar condomínio e receber mais informações, e um de nossos profissionais entrará em contato com você em breve!

 

Fique por dentro de todos os nossos serviços. Cadastre-se!